A realização de auditoria é essencial para qualquer negócio, pois ajuda a identificar possíveis falhas e oportunidades de melhoria, nos processos e controles da empresa, com foco na gestão de riscos, para proporcionar mais eficiência e rentabilidade.
Neste conteúdo, iremos te mostrar algumas dicas para realizar uma auditoria eficiente e como identificar possíveis pontos de melhoria em seu negócio.
A importância da auditoria para o seu negócio
A realização de auditorias é indispensável para qualquer negócio, pois ajuda a identificar possíveis gargalos e oportunidades de melhoria, para contribuir com um ambiente mais seguro para o seu negócio. Ao conduzir uma auditoria, o profissional auditor analisa informações administrativas, contratuais, financeiras, processos internos e demais aspectos da célula corporativa para avaliar o fluxo vital do negócio.
Uma auditoria bem executada, também ajuda a assegurar a conformidade com a legislação e regulamentos aplicáveis. É imprescindível estar em conformidade com as legislações tributárias, trabalhistas, segurança e meio ambiente.
Ao avaliar os processos da empresa, é possível identificar áreas que necessitem de aprimoramento, para apresentação de planos de ações para auxiliar a empresa a operar de maneira mais eficiente. Pois, para o êxito da operação corporativa, talvez seja necessário, a implementação de controles internos mais rigorosos, automação de processos e até a redução de custos desnecessários.
Como identificar possíveis pontos de melhoria em seu negócio
Como vimos anteriormente, a auditoria é um exame importante para identificar possíveis melhorias em um negócio. Pois, permite uma análise minuciosa de processos, políticas internas e procedimentos.
Segue abaixo, algumas dicas de como identificar possíveis melhorias em seu negócio durante uma auditoria:
Revisão dos processos: Analise os processos existentes no seu negócio, para identificar possíveis gargalos, inconsistências de dados e oportunidades de melhoria. Observe-os e verifique se eles estão sendo seguidos corretamente, ou se podem ser aprimorados, para tornar o negócio mais eficaz;
Conformidade legal: Verifique se sua empresa está em conformidade com as legislações vigentes e regulamentos aplicáveis para o segmento em questão. Identifique possíveis inconformidades e proponha métodos, para atender às exigências legais;
Oportunidades de inovação: Durante a auditoria, esteja atento às oportunidades de inovação, que possam melhorar o desempenho do negócio. Isso pode incluir a implementação de novas tecnologias, processos ou estratégias de marketing;
Gestão de recursos: Observe se o negócio está sendo gerenciado adequadamente. Avalie se as alocações de recursos, estão sendo feitas de forma eficiente e se estão alinhadas, com as metas e objetivos da empresa;
Qualidade de produtos e/ou serviços: Analise a qualidade dos produtos e serviços que sua empresa oferece para o mercado consumidor. Assim, será possível identificar pontos críticos de produção, que afetam os processos internos, para propor soluções inteligentes, para melhorar a eficiência e qualidade dos produtos e serviços.
Auditoria em rede de franquias
As auditorias em franquias são essenciais para manter a qualidade e a padronização em todas as redes. Esse processo é importante para evitar perdas e promover a melhoria dos processos internos da marca.
As auditorias em franquias podem ser divididas em dois grupos: as auditorias internas e as auditorias externas.
As auditorias internas são realizadas habitualmente, por um colaborador que tenha total conhecimento sobre os processos da empresa. Esse profissional sabe como auxiliar as unidades e é capaz de sugerir soluções mais imediatas, tendo como ponto de partida, situações anteriores, registradas pela rede.
Já as auditorias externas, são realizadas por profissionais terceirizados, com o objetivo de observar e encontrar incorreções recorrentes e custosas. Ela geralmente acontece, quando as auditorias internas já não são mais suficientes. Para isso, é necessário um olhar externo e qualificado, para apontar as falhas e apresentar soluções para resolução dos problemas.
As auditorias em franquias trazem diversos benefícios para a rede como:
Satisfação do cliente
Com a auditoria, é possível entregar uma melhor experiência para o cliente, com o propósito de conquistar a sua fidelização, através de estrutura adequada, atendimento eficiente e a qualidade dos produtos/serviços.
Identificar gargalos
Oportunidade de identificar gargalos e corrigir falhas, nos processos atuais da rede, além da redução significativa de gastos, contribuindo assim, com o projeto de expansão da rede.
Flexibilidade
As auditorias são flexíveis e possibilitam a busca por uma resposta específica, não apenas por identificação de pontos de melhorias ou correções de problemas.
Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e eleve o nível do seu negócio, com uma auditoria com quem entende do assunto!
Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.
Jornalista responsável pela revisão: Ahmed Gharib Shehata – 02657 SC