Um dos maiores desafios que os empreendedores enfrentam no mundo dos negócios, mais precisamente, no segmento de varejo ou redes de franquias, são as práticas e o zelo pela qualidade dos serviços para manter a reputação e sucesso da marca.
Para isso, existem alguns critérios para garantir que todos os processos estejam em conformidade, para assegurar aos clientes, ótimas experiencias quanto a atmosfera do ambiente, recepção, magia da compra e a satisfação para com os produtos e a fidelidade com a devida marca.
Porém, como já mencionado acima, é imprescindível que todo o negócio estabeleça e siga alguns critérios para manter a qualidade dos serviços e produtos como:
1. Visual Merchandising
O Visual Merchandising é uma prática muito comum, no setor de varejo, que consiste na otimização e apresentação dos produtos e serviços para destacar as principais características e benefícios.
O objetivo do Visual Merchandising, é justamente atrair, envolver e estimular o cliente para concretizar a compra de forma satisfatória, precisa e coerente.
É importante ressaltar que a experiência do cliente começa exatamente na entrada da loja. Por este motivo, é crucial que o estabelecimento apresente um layout atrativo, envolvente e organizado como diferencial para maximizar as vendas e fidelização dos clientes.
2. Cliente Oculto
O cliente oculto é uma estratégia utilizada para avaliar o atendimento dos vendedores da empresa.
Nesta prática, o cliente oculto realiza uma simulação, através de uma visita presencial, no ponto de venda, contato via telefone ou pela internet, para avaliar o contexto do atendimento recebido.
Para implementar essa estratégia, é importante seguir os seguintes passos:
1. Analisar a empresa e criar formulários personalizados;
2. Selecionar e treinar o cliente oculto dentro do perfil desejado;
3. O cliente oculto realiza a visita e entrega as avaliações;
4. A empresa analisa os resultados e apresenta um plano de ações corretivas.
5. O cliente oculto é uma excelente forma de avaliar a qualidade do atendimento, identificar pontos de melhoria e desenvolver planos de ações para corrigir eventuais falhas.
3. Vistoria de Acompanhamento e Medição de Obras – Tour 360
A vistoria de acompanhamento é um processo de caráter preventivo no qual é checada a conformidade, segurança e qualidade dos elementos construtivos da obra como um todo.
Contudo, a vistoria possui como principal finalidade, a averiguação das reais condições das obras. Mas, não com as eventuais causas dos problemas.
A medição de obras é um recurso utilizado pela construção civil, para verificar a compatibilidade entre o que está previsto e o que foi executado. Além disso, a medição de obras também contribui para a mensuração dos recursos utilizados na obra.
Pois, trata-se da mensuração do trabalho que está sendo realizado e dos materiais que estão sendo utilizados na obra, com a devida indicação dos custos envolvidos no projeto.
Uma das novidades durante o processo de vistoria de acompanhamento e medição de obras, é a utilização da solução inteligente Tour 360, que permite uma visualização completa do imóvel em diversas perspectivas.
Essa técnica é composta de várias fotos 360 interligadas entre si. Para realizar a gravação do Tour, é utilizada uma câmera 360° que contém até 3 lentes. Tais lentes, conseguem captar imagens de todos os detalhes e ambientes do imóvel e em diversos ângulos.
Após o registro das imagens, o recurso tecnológico do equipamento fotográfico, permite renderizar todo o processo para transformar o acervo em uma única imagem de 360º.
Ao manter um controle de conformidades, as empresas contribuem para o sucesso e a longevidade do negócio.
Lembre-se do objetivo
Com a implementação das práticas mencionadas neste artigo, as corporações estão aptas para garantir que seus processos e estratégias estejam alinhadas, com seus objetivos e valores, com o propósito de maximizar a satisfação do cliente, redução de custos e melhoria quanto a eficiência operacional.
É importante salientar que as vistorias e auditorias devem ser conduzidas por profissionais capacitados e experientes, que possam identificar os pontos críticos e propor soluções eficazes.
Além disso, é fundamental que as empresas sejam transparentes e estejam dispostas para receber críticas construtivas e sugestões dos especialistas, clientes e funcionários, para um processo de aperfeiçoamento contínuo.
Por fim, vale destacar que a qualidade não é um dos objetivos almejados. Mas, certamente, é considerado um dos fatores que estão inseridos no processo de melhoria constante.
As empresas que se dedicam em manter a qualidade dos seus produtos e serviços, estão sempre buscando novas formas de aprimorar sua oferta e superar as expectativas dos clientes.
Ao investir em vistorias e auditorias, as empresas demonstram seu compromisso com a qualidade e sua disposição em evoluir e se adaptar às mudanças do mercado.
Veja nosso post: A importância da gestão de dados para redes de varejo
Conclusão
Os serviços de vistorias e auditorias são extremamente essenciais para manter a conservação e qualidade dos ativos imobiliários. Pois, a utilização de BI – Business Intelligence (Inteligência para negócios) são eficazes para viabilizar planos de ações, reduzir custos e identificar novas oportunidades.
Ao escolher uma empresa especializada em vistorias e auditorias, é possível garantir a eficiência durante processos, bem como obter planos de ações estratégicos para aperfeiçoar a qualidade do negócio.
Portanto, se você é proprietário de uma empresa como rede de varejo, franquia ou está envolvido diretamente com um projeto de construção, considere a contratação de serviços de vistorias e auditorias para garantir a qualidade e o sucesso do seu negócio.
Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.
Jornalista responsável pela revisão: Ahmed Gharib Shehata – 02657 SC