A vistoria de entrega de chaves como diferencial para sua construtora

Quando vamos alugar um imóvel e receber as chaves, a Lei do Inquilinato reserva várias deliberações, uma delas é a referente à vistoria de entrada de imóvel. No artigo 23 da referida lei é descrito que o locatário é obrigado a permitir a vistoria do imóvel pelo locador, inclusive na entrega de chaves, o qual tem interesse em registrar o estado do seu imóvel na ocupação para que possa comprovar eventuais danos e responsabilidades do locatário na desocupação.

Ao sair do âmbito da locação e passarmos para a venda de um imóvel por parte de uma construtora e/ou incorporadora a vistoria da entrega de chaves não é referenciada em lei alguma. É comum que as construtoras executem a vistoria para que possam pegar o aceite do proprietário que ao assumir o recebimento do imóvel, assume também as taxas do condomínio e impostos.

Se por ventura um comprador do imóvel não aceitar as condições do imóvel em sua entrega de chaves, apontando reparos a serem feitos, por exemplo, a construtora terá que resolver o problema e enquanto não resolver e ter o aceite do cliente continuará responsável pelas custas que envolvem sua manutenção. É fácil compreender o porquê é tão importante para a construtora repassar o imóvel a seu comprador. Imaginemos como ficaria o fluxo de caixa se um empreendimento de 150 apartamentos tivesse recusa de seus compradores em assumir seus imóveis. Quanto seria elevado o custo dessa obra nos reparos, custos condominiais e impostos?

Riscos da vistoria de entrega de chaves

Quando a construtora finaliza a obra e está pronta para repassar os imóveis a seus proprietários os riscos destes não aceitarem o recebimento da unidade não é o único. Pode ocorrer de aceitarem o imóvel e em seguida começarem os problemas com as manutenções. Coisas que o proprietário não viu na vistoria de entrega de chave, até por não ter conhecimento da melhor maneira de vistoriar.

Situações como essas geram um alto desgaste na relação construtora e comprador. Os custos de assistência técnica, dos reparos pós-obra aumentam e as insatisfações dos clientes vão ao mesmo caminho. Os clientes se sentem extremamente lesados. Parte por não terem um imóvel 100% habitável e parte por não terem sido orientados da melhor maneira em antever esses problemas na ocupação do imóvel.

Atualmente a facilidade que temos em reportar problemas com as empresas que contratamos é enorme. Redes Sociais e sites especializados em agrupar reclamações de clientes são comumente acessados pelos potenciais novos compradores. O movimento de comprar um imóvel para a maioria das pessoas é muito expressivo, compromete demais sua vida financeira. É um passo que as pessoas procuram dar junto a uma construtora que transpareça confiança. Desta forma as construtoras acabam sendo estudadas pelos clientes antes mesmos deles fazerem seus primeiros contatos com o plantão de vendas.

Como fazer diferente?

Profissionalize a vistoria de entrega de chaves na sua construtora. Torne esse momento, que pode ser tão crucial, em uma experiência que vá contar pontos com o seu cliente. Ele já comprou o imóvel com a empresa, mas pode comprar outros, pode recomendar sua construtora nos mesmos canais que ocasionalmente reclamaria se tivesse algum problema. O cliente contando sua história de satisfação é o melhor marketing que existe. As pessoas tendem a confiar mais nas histórias que seus amigos e familiares contam, do que nas propagandas que sua empresa emplaca na televisão ou rádio.

Para tornar esse momento algo diferenciado pode-se investir em um time de vistoria e entrega de chaves. Um profissional que, no primeiro momento, faça uma vistoria detalhada no imóvel e traduza tudo em um relatório. Em seguida, junto ao comprador apresente o imóvel destacando o seu relatório da vistoria e como ele atende o memorial descritivo. Pode aproveitar o momento e reforçar como funcionam as garantias de alguns itens por parte da construtora e seus fornecedores. É comum que a maioria dos itens tenha tempos de garantias diferentes.

Existe a possibilidade desse time de vistoria e entrega de chaves seja uma empresa terceira. Isso vai trazer ainda mais credibilidade para o processo. O cliente entende que uma empresa a parte traz idoneidade ao procedimento, não é a construtora eventualmente querendo maquiar problemas e passar pra frente um imóvel com problemas ainda ocultos. Independente que quem cumprir com essa vistoria de entrega de chaves, esta sendo bem feita, vai contribuir demais para estabelecer uma relação de confiança com o mercado.

Você também acredita que este momento da entrega das chaves é crucial para a sua construtora? Pretende repensar se está aproveitando esse momento para aumentar a confiança na sua empresa?

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