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5 dicas para lidar com inquilino inadimplente

  • Imobiliárias
  • julho 15, 2022
Foto para ilustraar o texto sobre inquilino inadimplente

A falta de pagamento de contas essenciais, infelizmente, é uma realidade no Brasil. Nesse contexto, ter que lidar com um inquilino inadimplente acaba sendo inevitável para as imobiliárias.  

Mas, antes de nos aprofundarmos neste assunto, é importante entendermos o panorama da inadimplência no país. Segundo um levantamento feito pelo Serasa, em abril de 2022 o Brasil registrou um total de 66,13 mil pessoas em situação financeira irregular.  

Além disso, 23,93% das principais dívidas mapeadas são justamente as contas básicas, como água, luz e gás. E, embora o aluguel não esteja no ranking das inadimplências, ainda cresce o número de pessoas que não conseguem manter esse pagamento por muito tempo.  

Desse modo, as imobiliárias precisam estar preparadas para lidar com um inquilino inadimplente. A situação não é simples, e exige paciência e inteligência para realizar um acordo e propor soluções que sejam favoráveis para todos os envolvidos no processo.  

Neste artigo vamos trazer algumas dicas de como a sua imobiliária pode reduzir conflitos e melhorar a relação com proprietário e inquilino devido a inadimplência. Vamos lá?   

A imagem mostra um braço fazendo um gesto de proteção em um desenho de uma casa. Foto para ilustrar o texto sobre inquilino inadimplente

Mas antes, o que é a inadimplência?  

A inadimplência é um estado de endividamento em que a pessoa deixa de cumprir alguma obrigação financeira. Ou seja, quando o inquilino deixa de pagar o aluguel no prazo estipulado, ele se torna inadimplente.  

Para termos um pouco mais de clareza neste assunto, vale ressaltar que ter dívidas e estar inadimplente são duas situações diferentes.  

Por exemplo, um parcelamento na fatura do cartão de crédito e o financiamento de uma casa são dívidas. Isso significa que são compromissos financeiros que devem ser pagos por um determinado período.  

Quando esses compromissos não são cumpridos e ocorre o atraso no pagamento dessas contas, há, então, a inadimplência. E o mesmo acontece com o aluguel.  

Como lidar com um inquilino inadimplente?  

Ter um caso de inadimplência na sua carteira não é fácil. Por isso, é importante que você aprenda a lidar com a situação da maneira mais eficiente e positiva possível.  

Muitas vezes, partir para uma ação litigiosa pode ser mais oneroso e desgastante para a imobiliária e proprietário do que um acordo amigável. Afinal, diversos fatores podem ter influenciado para que a situação chegasse até aquele ponto.  

Além disso, a legislação resguarda os direitos do locatário em casos de inadimplência. Tanto a Lei do Inquilinato, quanto a Constituição Federal e o Código de Defesa do Consumidor possuem cláusulas específicas em relação à inadimplência relacionada ao aluguel.  

Por exemplo, não é permitida a entrada de terceiros na residência sem a autorização do inquilino nos casos de não pagamento. Apenas uma ordem judicial pode realizar a ação de despejo. Além disso, cobranças abusivas e constrangimentos ao locatário também são proibidos.  

Ainda que esses casos pareçam exceções, é importante salientar que existe sim uma proteção legal ao inquilino inadimplente.  

Foto para ilustrar o texto sobre inquilino inadimplente

Por isso, é importante que a imobiliária aja, de fato, como uma mediadora nesse processo, trazendo soluções pacificadoras e possibilidades de conciliação e acordo entre proprietário e inquilino.  

Nos próximos tópicos separamos algumas dicas de como reduzir conflitos, melhorar o relacionamento com o proprietário e resolver de maneira assertiva uma situação de inquilino inadimplente. Confira.  

1. Converse primeiro  

É sempre bom lembrar que o inquilino não é seu inimigo, e sim seu parceiro. Por isso, opte prioritariamente pelo diálogo. Muitas vezes, uma conversa e um bom relacionamento podem resolver o problema de maneira rápida e sem estresse para nenhum lado.  

Procure entender primeiro qual o motivo da inadimplência. Antes mesmo de fazer a cobrança, pense nas possibilidades de negociação que você pode oferecer ao locatário.  

Assim, você mostra que está disposto a entender e acolher aquela situação. Sem dúvidas, essa atitude acaba favorecendo a imagem da sua imobiliária.  

2. Seja flexível  

Como mencionamos no primeiro item, ofereça mais de uma possibilidade de negociação. É importante entender que na situação em que o inquilino inadimplente se encontra dificilmente ele conseguirá fazer o pagamento total do valor devido.  

Portanto, converse com o proprietário e alinhe com ele quais as condições de recebimento fazem sentido para ele. Depois, leve essas opções ao inquilino.  

Lembre-se: o papel da sua imobiliária é ser uma mediadora nesse conflito. Além de evitar, sempre que possível, uma ação de despejo que muitas vezes pode custar mais caro que um acordo.  

Imagem para ilustrar o texto sobre inquilino inadimplente

3. Siga as regras  

Se mesmo após diversas tentativas de diálogos e acordos você não tiver sucesso, siga as regras do jogo. Observe o que está estipulado no contrato e o que diz a Lei do Inquilinato em relação aos direitos e deveres de ambas as partes, e aja de maneira assertiva.  

Faça a notificação ao inquilino inadimplente, avisando que ele tem um prazo de 15 dias para desocupar o imóvel. Outra opção é aplicar uma multa de 10% do valor do aluguel.  

Lembrando que a ação de despejo só pode acontecer após ordem judicial.  

4. Acione as garantias locatícias  

Hoje existem maneiras mais práticas e menos burocráticas de trabalhar com as garantias locatícias. Se até algum tempo atrás as opções se restringiam ao fiador e ao caução, essa não é mais a realidade.  

O seguro fiança e o título de capitalização são garantias que têm revolucionado as transações de aluguel. Com uma contratação mais rápida e sem a necessidade de terceiros, o seguro para imóveis acaba se tornando uma opção acessível para evitar a inadimplência.  

Essas são opções seguras e trazem mais tranquilidade para o seu negócio, proprietários e inquilinos.  

5. Use a tecnologia a seu favor  

Por último, use a tecnologia a seu favor. Implemente sistemas e softwares que emitam lembretes de boleto através de notificação.  

Além disso, tenha uma comunicação via e-mail estruturada, fornecendo todas as informações necessárias ao inquilino. Envie mensalmente um extrato detalhado de todos os pagamentos que precisam ser feitos, e mantenha esse canal aberto para dúvidas.  

Dessa forma, você ajuda o locatário a não se tornar um inquilino inadimplente e nutre um bom relacionamento com o proprietário do imóvel.  

Esperamos que essas dicas sejam úteis para evitar desgastes na relação entre inquilino e proprietário. Até a próxima! 

Quer saber mais como as garantias locatícias podem melhorar o seu processo de locação de imóveis? Então faça o download gratuito do kit 3 Guias para escalar sua imobiliária

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