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Como identificar oportunidades de crescimento e expansão para a sua franquia

  • Franquias
  • abril 12, 2023

O segmento de varejo é um modelo de negócio, com forte crescimento no Brasil, que está conquistando vários investidores, para abertura e conquista de novos mercados. Mas, como todo e qualquer negócio, é fundamental realizar um estudo de mercado, pesquisa sobre a concorrência, identificar o público-alvo, tendências de consumo, entre outros pontos, para criar estratégias de negócios mais seguras e assertivas. 

  

Ou seja, para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, identifique as oportunidades de crescimento para expandir o seu negócio.  

 

Neste post, vamos explorar algumas estratégias pertinentes para ajudá-lo a impulsionar o crescimento da sua franquia.  

 

Pense fora da caixa: Busque alternativas para expandir o seu negócio  

O varejo é um segmento que está em constante evolução, e identificar oportunidades de crescimento, podem ser a chave para o sucesso da sua franquia. Pois, para você que planeja expandir o seu negócio, em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso pensar fora da caixa.  

  

Principais razões para garantir a sustentabilidade do plano de expansão do seu negócio:  

 

Aumento da receita  

A expansão de uma franquia pode trazer vários benefícios para a empresa, e o aumento da receita é certamente um deles. Isso pode ser feito por meio de novas lojas, novos produtos e serviços, ou mesmo pela expansão para novos mercados e investimentos no varejo online, além disso, a exposição da marca torna-se maior;  

 

Fortalecimento da marca  

Gera excelentes benefícios para o seu negócio, como: maior reconhecimento, maior valor percebido, poder de negociação, facilidade na aquisição de novos clientes, resistência a crises, facilidade de expansão, aumento da lealdade do cliente e maior confiança na marca; 

 

Redução de custos  

Com o crescimento da franquia, é possível obter bons resultados, por meio de economias de escala na compra de suprimentos, compartilhamento de custos administrativos, maior eficiência operacional ou acesso a novos mercados e fontes de receita.   

 Essas reduções de custos, podem ajudar a aumentar a rentabilidade da rede de franquias e a torná-la mais competitiva no mercado.  

 

Competitividade   

É importante manter-se à frente da concorrência, em um mercado tão competitivo. Logo, ao expandir o seu negócio, cresce a sua presença geográfica, aumentando a competitividade e permitindo que a empresa ofereça mais opções aos seus clientes.  

 

Atração de investidores  

Uma franquia que está em processo de expansão exponencial, pode ser mais atraente para investidores, que desejam se envolver, em um negócio com potencial de crescimento. Isso pode levar a um aumento do investimento e ajudar a impulsionar o negócio ainda mais.  

A habilidade de identificar oportunidades: Como expandir o seu negócio?   

Se você é proprietário de uma franquia e possui um plano de expansão como meta para o seu negócio. Procure mapear e identificar as oportunidades de crescimento para expandir sua franquia para driblar os desafios. Porém, com as estratégias certas, é possível aumentar a receita para ser assertivo nos investimentos.   

  

Confira algumas maneiras para identificar oportunidades de crescimento e expansão para a sua franquia:  

  

Entenda as necessidades do mercado   

Antes de expandir o seu negócio, pesquise o mercado que você deseja ingressar para entender as necessidades e tendências de consumo, bem como sua concorrência e quais oportunidades de crescimento que seu negócio pode aproveitar;   

  

Conheça o perfil do seu público-alvo  

Faça pesquisas de mercado, para entender melhor quais as necessidades e desejos dos consumidores, com essas informações, é possível identificar novas oportunidades de produtos ou serviços, assim como novos mercados para explorar;   

  

Avalie o desempenho atual   

Esse é o momento de avaliar minuciosamente o desempenho atual de suas lojas. Analise os dados de vendas, margens de lucro, satisfação do cliente e feedback dos funcionários, para entender o que está sendo bem executado e aquilo que precisa ser aperfeiçoado;  

  

Crie um plano de expansão   

Com base nas necessidades do mercado e no desempenho atual da rede de varejo, crie um plano de expansão. Determine os locais de franquia ideais, o número de lojas que deseja abrir e os investimentos necessários para cada loja; 

  

Escolha os franqueados certos   

Certifique-se de fornecer treinamento e suporte adequados, para garantir o sucesso de cada franquia. Tenha preferência por franqueados, que compartilhem seus valores e que tenham experiências e habilidades adequadas para administrar uma loja;  

Na abertura de novas franquias, contar com o apoio de profissionais especializados em vistoria de imóveis é uma garantia de que tudo funcionará de acordo com as demais redes;   

  

Invista em tecnologia   

A tecnologia, aliada aos negócios, apoia na expansão e presença da marca, assim como melhora a eficiência operacional no setor do varejo, além de apoiar a aproximação com o consumidor.   

Portanto, considere investir em sistemas integrados, gestão de dados, e-commerce, acessibilidade digital e outras soluções tecnológicas para melhorar a experiência do cliente e otimizar os processos do seu negócio.  

Com essas dicas, sua rede de varejo pode aumentar as chances de sucesso na expansão de suas franquias e crescer de maneira segura e sustentável.  

 

Aproveite as oportunidades de expansão e conquiste novos mercados  

Já pensou em investir em novos mercados ou oferecer novos produtos e serviços em suas lojas existentes para expandir o seu negócio? Identifique as oportunidades de expansão e avalie se elas se alinham com sua estratégia.  

Busque por parcerias estratégicas, com empresas do mesmo setor ou de setores relacionados e crie oportunidades de negócios.  

Por exemplo, uma franquia de alimentos saudáveis pode se associar a uma academia para oferecer pacotes especiais aos clientes de ambas as empresas.  

  

Afinal, expandir um negócio pode trazer muitos benefícios, como aumento de receita, maior alcance de clientes e maior visibilidade da marca.   

  

Nós do GrupoRV oferecemos dashboards completos para acompanhar suas operações, vistorias e auditorias realizadas em todas as lojas. Procure quem entende do negócio, fale com um de nossos especialistas.  

 

 


Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.
Jornalista responsável pela revisão: Ahmed Gharib Shehata – 02657 SC


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