Novo perfil do consumidor no mercado imobiliário

O mercado imobiliário, cada vez mais competitivo, vem passando por muitas transformações. Muitas dessas transformações são originadas na mudança de comportamento dos consumidores. Já se foi o tempo que uma empresa pode ignorar os sinais que seus clientes passam. O que outrora era considerado o futuro das imobiliárias agora já é realidade. O perfil do novo consumidor no mercado imobiliário é desafiador, eles estão mais informados e mais exigentes.

Como consumidores, muito rapidamente podemos ter acesso a várias informações de pessoas e empresas que queremos conhecer melhor. Considerando a competição e muitas ofertas bombardeando os potenciais clientes, estes esperam sempre por respostas rápidas e assertivas.

Reputação: a primeira impressão é a que fica

Atualmente a confiança que estabelecemos em marcas ou empresas, vem da opinião de pessoas que já se relacionaram com elas. Você já parou para refletir como isso pode impactar no seu negócio? O novo consumidor no mercado imobiliário segue esta linha e toda a vez que tem intenção de fazer negócios com uma empresa vai ter a possibilidade de buscar um pouco mais de sua credibilidade. Ainda mais se considerarmos, por exemplo, que a compra de um imóvel é, para a grande maioria das pessoas, a principal compra da vida.

As pessoas tendem a confiar muito na opinião de outras pessoas, mesmo que as não conheçam. Quer um exemplo? É comum nos deparamos com a crença que um restaurante é bom pelo fato de ter uma fila na porta. Atualmente é muito fácil compreender a reputação de uma empresa pelas suas avaliações em ferramentas de busca, como o Google, e em redes sociais, como Facebook. A confiança é distribuída, de pessoas para pessoas.

Esse assunto é tão sério que existem sites especializados em centralizar elogios e/ou reclamações a cerca de uma empresa. É provável que você já tenha ouvido falar do site https://www.reclameaqui.com.br/, onde, literalmente, milhões de pessoas já pesquisaram a reputação de empresas antes de comprar algo.

Trabalhe fortemente para prestar um serviço correto e que seja valorizado por seus clientes, isso é uma premissa básica. Caso contrário você pode se deparar como o nome da sua imobiliária em um site como estes de reclamações, acompanhado de um comentário que pode prejudicar novos negócios.

O novo consumidor no mercado imobiliário quer serviços melhores

Como já citamos anteriormente, o perfil do novo consumidor no mercado imobiliário, mostra que a exigência tem aumentado demais. O papel da imobiliária como intermediadora das locações e compra de imóveis vem trazendo cada vez mais serviços agregados. Se o mercado mudou, temos que mudar junto com ele, não é mesmo?

Em outros tempos nas locações, por exemplo, conectar os locatários aos locadores era o suficiente. Para se destacar e atender as necessidades dos clientes exigentes, algumas empresas começaram a agregar serviços, como: avaliação de crédito do locatário, garantias locatícias pela imobiliária, serviços advocatícios, vistorias profissionais, entre outros. Aumentando a camada de serviços, em alguns casos, é possível inclusive cobrar mais do que se cobra apenas pela intermediação.

O cliente cada vez mais exigente, compreende que o serviço premium, diferenciado, pode ter preços diferentes do restante do mercado. Com o tempo, serviços que hoje são diferenciais, passam a ser comuns em todas as imobiliárias e aquelas que otimizarem seus custos vão conseguir baixar preços e puxar as demais empresas a fazer o mesmo. Se sua empresa mantém um serviço de excelência e baixa o preço, vai converter a maioria dos clientes. Aos concorrentes restará fazer o mesmo ou, para manter seu preço, agregar novos serviços. Cria-se um ciclo virtuoso de melhorias no mercado imobiliário como um todo.

Como sua imobiliária está se adequando ao novo perfil de consumo? Reflita e melhore rápido. Ainda há espaço para agregar níveis de serviço e novos clientes a sua carteira.

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