O futuro das imobiliárias chegou! Você está preparado para ele? 

futuro das imobiliárias

Nos últimos anos, o processo de digitalização acelerou transformações em diversos segmentos do mercado. Diante desse cenário, podemos dizer que o futuro das imobiliárias está diretamente relacionado com o seu nível de amadurecimento digital.  

O mercado imobiliário foi um dos segmentos que mais sentiu o impacto da transformação digital. Aos poucos, novas empresas que já nasceram com o DNA digital começaram a conquistar mais espaço, mostrando para as imobiliárias tradicionais a necessidade de adaptação.  

De acordo com uma pesquisa recente feita pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), 22% das pessoas que buscam por imóveis, negociam com um corretor de maneira online. Além disso, 29% dos entrevistados procuram informações sobre o imóvel na internet.  

Esses dados mostram a relevância que o digital tem no mercado imobiliário, principalmente quando falamos da relação com os clientes. Hoje, a facilidade e praticidade nas transações comerciais tem sido um diferencial importante para empresas que desejam se destacar e elevar sua competitividade.  

Neste artigo, vamos trazer um panorama geral sobre o futuro das imobiliárias. O que mudou e quais são as tendências para os próximos anos? De que maneira a digitalização está impactando negócios já consolidados?   

Continue a leitura e saiba se a sua imobiliária está preparada para essa mudança!  

O futuro das imobiliárias: conheça as principais tendências do mercado 

Não há dúvidas de que a digitalização se tornou um importante movimento de transformação do mercado. As imobiliárias já estão sentindo o impacto disso nos seus processos. Principalmente, no relacionamento com os clientes.  

É nesse contexto que as principais tendências para o mercado imobiliário estão se configurando.  

A transformação digital, aliada a novas tecnologias, veio para otimizar os serviços das imobiliárias. Um exemplo disso é a desburocratização do processo de negociação e vendas.  

Além de encurtar o tempo para a locação ou compra de um imóvel, é possível também construir uma relação mais transparente e segura com o cliente. 

Confira algumas das principais tendências que vão marcar o futuro das imobiliárias

Experiência do Cliente 

Mais do que um diferencial competitivo, a experiência do cliente é hoje uma das principais preocupações das imobiliárias. E a tecnologia tem sido uma aliada importante para garantir a satisfação do consumidor e a qualidade na prestação de serviços.  

Cada vez mais surgem softwares e sistemas focados em facilitar a aquisição de imóveis. Além disso, o corretor passa a ter um papel fundamental nesse processo. Ele deixa de focar só na venda, para se especializar e se aprofundar no relacionamento com o cliente.  

Essa mudança faz com que as imobiliárias dediquem mais tempo para entender as necessidades do seu público, e assim serem mais assertivas no processo de conversão.  

Esteira Digital  

Da escolha do imóvel a assinatura do contrato. Com a esteira digital o cliente realiza todas as operações necessárias na palma da mão. Já as imobiliárias ganham em economia de tempo e praticidade nas negociações.  

Além disso, a esteira digital permite maior transparência e segurança nas transações imobiliárias. Todo processo é registrado em um só lugar, e essa é uma das tendências que vem para revolucionar a prestação de serviço desse segmento.  

Facilidade na aquisição de imóveis 

Outra tendência que marca o futuro das imobiliárias é a desburocratização para a aquisição de imóveis. Seja na compra ou locação, a tecnologia aliada com a experiência do cliente tem facilitado e democratizado ainda mais esse processo.  

Hoje, praticamente não existem mais barreiras para quem deseja adquirir um imóvel.  

Mais agilidade na análise de crédito, dispensa de fiador, assinatura digital com respaldo jurídico são apenas alguns exemplos de como a transformação digital tem impactado as imobiliárias.  

Assinatura Eletrônica 

A assinatura eletrônica com validade jurídica é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens proporcionadas pela digitalização dos processos imobiliários.  

Por muito anos foi preciso gastar tempo com deslocamentos e lidar com inúmeros papéis e documentações para finalizar uma operação de venda ou locação. Agora, tudo pode ser feito online, de maneira descomplicada e rápida.  

Vantagem para as imobiliárias, que conseguem ter mais capilaridade e agilidade no atendimento. Benefício também para o cliente, que economiza tempo e tem mais segurança na sua aquisição.   

Imobiliárias digitais x tradicionais: o que muda com a digitalização de processos 

A transformação digital no mercado imobiliário é, antes de tudo, uma mudança de paradigma. E aqui não estamos falando apenas da inserção de novas tecnologias ou da digitalização de serviços. É preciso ter um novo olhar sobre como as relações entre imobiliária e cliente se constroem.  

Isso exige adaptação e um esforço das imobiliárias tradicionais em entender que muito do que se fazia antes já não funciona mais.  

Em um mundo hiper conectado, com experiências de compra ágeis e a facilidade de resolver tudo com poucos cliques, rever processos é uma etapa crucial para imobiliárias que buscam sua entrada no digital.  

É preciso, fazer um diagnóstico completo de todos os seus processos atuais e identificar onde a digitalização e automação se faz necessária. Perceba que não basta apenas inserir novos softwares e aplicativos na rotina de trabalho.  

Sem processos bem estruturados e desenvolvidos de acordo com o mindset digital, a transformação da sua imobiliária não vai acontecer.  

O futuro das imobiliárias não depende exclusivamente de ferramentas digitais. Ele está relacionado a tomadas de decisões estratégicas, que envolvem a experiência do cliente, a otimização de processos e soluções inovadoras para seus produtos e serviços. 

O futuro das imobiliárias e a transformação digital 

Cada vez mais as pessoas estão buscando maneiras de facilitar suas rotinas. Um exemplo disso é que mesmo aqueles que não são nativos digitais já preferem processos simplificados, serviços personalizados e agilidade na compra.  

Além disso, temos um consumidor mais exigente e criterioso, que valoriza as facilidades proporcionadas pelas empresas. Diante desse cenário, é inegável que o futuro das imobiliárias esteja conectado ao processo de transformação digital.  

Inovação, tecnologia e experiência do cliente: esse é o tripé necessário para que as imobiliárias tradicionais abracem de vez o digital.  

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você! Acesse nosso blog e fique por dentro das principais tendências e novidades sobre o mercado imobiliário.  

Mais para explorar