Você sabe qual é o custo da vistoria imobiliária?

Saiba qual o custo da vistoria imobiliária

Mesmo a vistoria não sendo uma fonte de receita das imobiliárias, ela é uma parte importante do processo de locação. Muitas vezes, esse tipo de despesa passa despercebido, mas não pode ser desprezada. Afinal, você sabe qual é o custo da vistoria imobiliária? 

Primeiro, é preciso entender que esse valor está diretamente relacionado à estrutura da sua imobiliária. Se você tem um vistoriador dedicado, por exemplo, ou faz a terceirização desse serviço, os custos serão diferentes. 

Assim como, se o seu corretor de imóveis for a pessoa responsável por realizar essa função. Neste caso, é preciso entender o custo da vistoria imobiliária, para então saber como ela impacta na rotina da empresa. 

Neste texto vamos te mostrar todas as variáveis que envolvem o custo da vistoria. Ao final, você terá condições de calcular o impacto financeiro desse processo na sua imobiliária. 

Continue a leitura e descubra se vale a pena manter uma equipe interna de vistoria imobiliária ou terceirizar o serviço. 

Como o custo da vistoria imobiliária impacta na rotina da empresa? 

 Apesar de não ser uma obrigatoriedade, as vistorias imobiliárias são serviços que fazem parte das transações de um imóvel. Quando as imobiliárias não possuem vistoriadores dedicados a essa atividade, geralmente quem executa a função é o corretor de imóveis

Em um primeiro momento, esse acúmulo de funções até pode parecer vantajoso. Principalmente porque a primeira impressão é de que, assim, não haverá gastos com o serviço de vistoria. Afinal, a atividade já estará nas demandas do corretor. 

Mas, na prática, não funciona assim. Existe sim um custo da vistoria imobiliária, ainda que não haja um profissional dedicado apenas para isso. 

Por exemplo, quando o seu corretor deixa de vender ou captar imóveis para realizar vistorias, isso impacta nos resultados da imobiliária. 

Ainda que o valor da vistoria não seja visível, é preciso considerar que o tempo dedicado a ela poderia ser otimizado em outras atividades mais rentáveis. 

Por que você deve repensar as vistorias feitas pelos corretores? 

 Não há dúvidas de que a imobiliária é impactada quando o corretor faz as vistorias. Isso acontece, principalmente, por três fatores:  

  • Tempo empregado na vistoria;     
  • Pouco tempo para captação de novos imóveis;     
  • Vistorias pouco detalhadas. 

Quando o corretor de imóveis dedica parte do seu tempo com vistorias, isso impede que ele tenha mais disponibilidade para nutrir o relacionamento com clientes e futuros prospects. 

O resultado disso é o atraso na receita da imobiliária e, em alguns casos, a perda de negócios importantes. Ainda que não se sinta o impacto de imediato, o custo final pode pesar bastante no futuro. 

Outro fator importante, que é preciso considerar ao avaliar o custo da vistoria imobiliária feita por corretores, é a falta de captação de novos imóveis. 

Ao usar seu tempo livre para fazer vistorias, o corretor deixa de prospectar imóveis e aumentar a carteira de ativos da imobiliária. A longo prazo, isso pode ser bastante prejudicial para a saúde financeira da empresa. 

Vamos a um exemplo prático. Imagine que o corretor leva 4 horas para fazer uma vistoria. Depois, são mais 4 horas para finalizar a edição do relatório. Ao final, ele terá dedicado 8 horas para uma vistoria. Mas, esse tempo poderia ter sido usado para captar dois novos imóveis. 

Então, se o seu corretor fizer 5 vistorias por mês, ele deixa de captar, pelo menos, 10 novos imóveis naquele período. Esse exemplo mostra como o processo de vistoria feito internamente, sem ter uma equipe dedicada, pode ser oneroso para a sua imobiliária. 

Qual a vantagem de ter uma vistoria terceirizada? 

Além da praticidade de ter uma equipe externa que se dedica a esse serviço, a terceirização agrega mais qualidade às vistorias

Isso acontece porque, geralmente, quem realiza essa função é um vistoriador treinado e capacitado para ter um olhar apurado durante o serviço. Além disso, a imparcialidade nas vistorias é um dos fatores primordiais para garantir um bom relacionamento com inquilinos e proprietários. 

Ah! E não esqueça: o detalhamento dos relatórios é muito importante na hora de avaliar o custo da vistoria. Quando mais informações apuradas estiverem no laudo de vistoria, mais protegida a imobiliária estará. 

Quando você opta pela terceirização, os vistoriadores são treinados justamente para ter um olhar cirúrgico durante todo o processo.  

Isso evita com que você tenha relatórios incompletos, que não esclarecem as condições de divergência. O que acaba dificultando provar determinadas situações e determinar as responsabilidades.  

Muitas vezes, a imobiliária que não conta com um serviço terceirizado de vistoria acaba planejando um custo extra com despesas em situações de divergência. Isso acaba onerando o orçamento da empresa, que absorve esse valor como um custo de vistoria. 

Por isso, uma vistoria de qualidade e profissional é essencial para as imobiliárias que desejam otimizar seus resultados. 

Vistoriador interno x vistoria terceirizada: qual a melhor opção 

Como vimos até aqui, ter o corretor de imóveis realizando vistorias é muito rentável para as imobiliárias. Além de impactar no crescimento do negócio, pode trazer prejuízos financeiros a médio e longo prazo. 

Sendo assim, qual é a melhor opção: ter um vistoriador dedicado ou contratar uma vistoria terceirizada? 

Separamos alguns pontos para te ajudar a refletir sobre este assunto. 

Vistoriador dedicado 

 Para muitas imobiliárias, calcular o valor de uma vistoria passa por quanto ganha um vistoriador na empresa. Mas, é preciso entender que esse custo vai além do profissional dedicado à tarefa. 

Quando você tem uma equipe interna de vistoriadores, precisa considerar, além do salário, toda a estrutura necessária para realizar a vistoria.  

Além dos encargos, deve-se contabilizar a estrutura de BackOffice disponível, o custo de deslocamento entre as vistorias, os equipamentos necessários para a atividade, entre outros.  

Sendo assim, você só saberá o real custo da vistoria imobiliária quando somar o valor do profissional a todos os outros custos que envolvem essa atividade. 

Apenas quando você tiver esse levantamento será possível determinar qual o verdadeiro impacto que as vistorias têm no orçamento da sua imobiliária. 

Vistoria terceirizada 

Já no caso das vistorias terceirizadas, os cálculos são mais simples. Geralmente, a imobiliária contrata o serviço por metro quadrado a ser vistoriado e não precisa arcar com nenhum outro custo. 

Além disso, na vistoria terceirizada a imobiliária tem a garantia de que o serviço será executado com um alto nível de qualidade. Por ser uma empresa dedicada a isso, todos os profissionais são treinados e capacitados para ter um olhar atento aos detalhes. 

Para as imobiliárias, a terceirização reduz significativamente a possibilidade de prejuízos.   

Além disso, é possível fazer um planejamento financeiro a longo prazo mais estruturado, sabendo exatamente quanto será o investimento mensal em vistorias, sem surpresas no meio do caminho. 

Agora que você já sabe o que envolve o custo da vistoria imobiliária, chegou a hora de colocar a mão na massa. 

Preparamos um ebook exclusivo com tudo o que você precisa saber para calcular o valor desse serviço. Faça o download gratuito e descubra se vale a pena terceirizar suas vistorias.    

Mais para explorar