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Guia do sucesso para imobiliárias: da análise de crédito ao aluguel

Índice do e-book

Introdução 

Olá! Seja bem-vindo(a) ao Guia do Sucesso para Imobiliárias. Preparamos este conteúdo para ajudar você a levar sua imobiliária para o topo do mercado de locações! 

Aqui, você encontrará um panorama do mercado imobiliário, quais as principais tendências do segmento e de que maneira a contratação de garantias pode conduzir seu negócio ao sucesso.  

Este ebook surgiu pela vontade de compartilharmos com você um pouco do nosso conhecimento sobre o assunto. Unimos informações dos nossos clientes, colegas do mesmo segmento e, principalmente, do nosso time.  

O mercado imobiliário vem sofrendo diversas transformações nos últimos anos. E isso impacta diretamente nos resultados da sua imobiliária. Por isso, mais do que nunca, é preciso manter-se atualizado e focado no crescimento do seu negócio.  

Esperamos que você aproveite todas as dicas deste material. Vamos juntos trabalhar pelo crescimento da sua imobiliária! 

Boa leitura! 

Entendendo o novo mercado imobiliário: é preciso se adequar 

O mercado imobiliário vem passando por diversas transformações. Isso, aliado à aceleração de processos digitais e o surgimento de novas tecnologias, mostrou a necessidade de uma adequação na maneira de se fazer negócio nesse segmento.

Além disso, com um consumidor mais exigente e adaptado às facilidades do mundo digital, tornou-se imprescindível rever processos que antes eram demorados e burocráticos. Sendo assim, a experiência do cliente passa a ser um forte diferencial competitivo.  

Segundo a pesquisa CX Trends 2022, 62% dos consumidores entrevistados já desistiram de uma compra devido a uma experiência negativa durante a jornada. Além disso, 74% dos entrevistados disseram que preferem consumir de quem oferece uma boa experiência, mesmo que gaste mais.  

Esses dados mostram uma das principais características do novo consumidor: ele quer atendimento personalizado, dedicado e ágil.  

E como se adequar a essa realidade?

segredo está em tecnologia e inovação. Nos últimos anos, a digitalização se tornou um importante movimento de transformação do mercado. E as imobiliárias já estão sentindo o impacto nos seus processos. Principalmente, no relacionamento com os clientes.   

Pensando nisso, as principais tendências para o mercado imobiliário estão se configurando nessa direção. A transformação digital, aliada a novas tecnologias, veio para otimizar os serviços das imobiliárias.  

Além de trazer benefícios como desburocratização de processos e a construção de uma relação mais transparente e segura com os clientes.  

Hoje já existem diversos softwares e sistemas integrados que funcionam como um acelerador para as transações imobiliárias. Um exemplo disso é a esteira digital do Grupo RV, onde você realiza todo o processo de negociação, vistorias, contratação de seguros e assinatura do contrato de maneira 100% digital.  

Produtos como esse mostram que é possível se adequar a esse novo consumidor, a partir de uma cultura de inovação e absorvendo tecnologias que auxiliem na automatização de processos.  

Por fim, você irá perceber que uma simples adaptação pode render mais fluidez nas negociações, aumento de receita e até mesmo redução de custos. O que acaba favorecendo uma excelente experiência do cliente.  

Locador e locatário procuram por experiências de sucesso, saiba entregá-las 

Quem lida diretamente com consumidores finais sabe que para entregar um resultado satisfatório é necessário estar alinhado com as suas expectativas. Por isso, quando falamos em locação imobiliária é preciso ter em mente que há dois clientes principais: locadores e locatários.  

No aluguel de imóvel, a imobiliária é a responsável por fazer com que locador e locatário fechem um bom negócio, com resultados positivos para todas as partes. Por isso, compreender o cliente e o que ele busca é fundamental para o sucesso da sua imobiliária.  

💡 Lembre-se:

Quanto mais personalizado e cuidadoso for o seu atendimento, melhor será a taxa de satisfação do seu cliente e, consequentemente, os seus resultados.

Pensando nisso, elencamos alguns processos que não podem faltar na sua imobiliária:  

#1 Reduza a burocracia 

A burocracia no processo de locação é uma dificuldade que precisa ser combatida. Hoje, a jornada de aluguel não tem mais motivos para depender de documentações físicas e processos lentos.  

Agora, é possível recorrer a soluções digitais que diminuem a demora da operação, tornando-a mais prática e eficiente. O grande diferencial aqui é implementar soluções que permitem com que o usuário realize de maneira digital a mesma tarefa que faria de forma manual. Para isso, você precisa fazer um diagnóstico na sua imobiliária, para identificar quais são os principais gargalos burocráticos.  

Hoje, já é possível realizar assinatura digital com validade jurídica, contratação de garantias e até solicitações de vistorias imobiliárias online. Procure entender o que é relevante para os seus clientes, e coloque as soluções em prática.  

#2 Proporcione mais segurança aos seus clientes 

Outro fator que influencia bastante no momento de decisão é a segurança. Tanto para o locador, que busca garantias de que receberá os valores acordados, quanto para o locatário que procura soluções práticas para alugar um imóvel sem dor de cabeça.  

Em ambos os casos existem alternativas que podem não só facilitar o processo de aluguel, como garantir mais segurança para todos os envolvidos.  

Aqui estamos falando das soluções de seguros, que torna possível garantias em toda a jornada do cliente. Como, por exemplo, o seguro fiança, que traz vantagens para o locador, o locatário e também para a imobiliária que proporciona uma transação mais transparente, segura e eficiente.  

Isso mostra a importância em ter uma variedade de soluções para atender às principais demandas do seu público. Assim, a imobiliária fortalece suas relações de negócio e fica mais próxima de alcançar o sucesso.  

#3 Tenha a agilidade no seu DNA 

Faça entregas consistentes e ágeis. Entenda que o novo consumidor preza pelo seu tempo e deseja usá-lo com eficiência.  

Por isso, ter processos fluídos e organizados ajuda você a atender as demandas dos seus clientes com velocidade e, principalmente, qualidade.  

E a tecnologia está aí para ser sua aliada nisso. Hoje, já existem diversos softwares e aplicativos que funcionam estrategicamente, com soluções para reduzir o tempo de negociação e assinatura de contratos, além de facilidades para as solicitações de vistorias, seguros, entre outros.  

Mas afinal, o que é o sucesso para os seus clientes?  

Bom, a resposta para essa pergunta é depende. Isso mesmo, não existe uma fórmula mágica que define o que é o sucesso para os seus clientes. Cada pessoa tem necessidades específicas e percepções diferentes.  

Por isso, é fundamental que você conheça a fundo quem são os seus clientes. Assim, você consegue guiá-lo pelo negócio da maneira mais adequada, trazendo as soluções certas para as principais dificuldades ou problemas que ele possa enfrentar.  

Está na hora de dar adeus ao fiador! 

No atual mercado imobiliário existem opções de negócios para quase todas as necessidades. Então, se a sua imobiliária não quer ficar para trás, é preciso pensar à frente! O público locador e locatário já está acostumado a essa situação. Por isso, trabalhar com variedade torna-se um diferencial para fechar mais negócios.  

Quando falamos em aluguel, uma das características mais importantes é a necessidade de garantir os pagamentos mensais. Para isso, existem diferentes modalidades pelas quais o locatário pode optar para sentir-se seguro e escolher aquela mais adequada.  

Seguro Fiança é uma das principais tendências de transformação do mercado imobiliário. Ele permite que a locação seja realizada sem fiador e oferece ótimas vantagens para todas as partes envolvidas no negócio.  

Além disso, o Seguro Fiança consegue proporcionar mais segurançaagilidade e diminuir a burocracia de um contrato de aluguel.   

Conheça os benefícios do Seguro Fiança: 

#1 Mais praticidade para alugar um imóvel 

O Seguro Fiança garante simplicidade no processo do fechamento de aluguel, pois elimina a dependência de uma terceira pessoa para garantia dos pagamentos e do caução. Além disso, a sua aprovação pode ser realizada apenas com o CPF do locatário.

#2 Mais proteção ao locador e segurança para o locatário 

Optar pelo seguro fiança é uma maneira de reduzir os riscos de inadimplência, trazendo benefícios para o locador, locatário e também para a imobiliária que garante um negócio saudável entre todas as partes.  

Com essa modalidade de seguro, a responsabilidade de quitação em casos de inadimplência passa a ser da seguradora. Isso acaba trazendo mais tranquilidade na hora de realizar um contrato de aluguel.  

#3 Estabilidade no contrato de locação 

Assumir a responsabilidade em contrato de locação é tarefa que requer do negócio jurídico algumas condições atrativas, tanto para locador quanto para locatário. Entre elas, está a estabilidade: qualidade que, através da garantia do cumprimento das obrigações, torna previsível o aluguel imobiliário.  

A estabilidade no contrato de locação, além de permitir que os envolvidos no aluguel sintam-se seguros quanto ao futuro do negócio, é responsável por entregar ao corretor imobiliário aquilo que ele busca durante toda essa jornada: sucesso dos clientes. 

#4 Facilidade de pagamento  

Para alugar um imóvel com fiador, existe a necessidade de buscar por pessoas que se encaixam nas exigências da imobiliária.  

Além disso, não é fácil encontrar alguém que seja próximo e esteja disposto a arcar com a responsabilidade financeira, caso você não possa pagar os aluguéis e encargos vencidos. Com o seguro fiança apenas a imobiliária e a pessoa interessada no imóvel são envolvidas no processo.  

Ele pode ser pago pelo inquilino tanto à vista quanto parcelado, uma vez que tenha a vigência flexível, variando de 12 a 30 meses conforme o contrato de locação. 

Relacionamento com clientes: como permanecer na mente deles? 

Saber se relacionar da maneira correta com o consumidor é algo muito importante para destacar-se da concorrência, mas antes de atingir esse objetivo são necessários alguns cuidados em toda oportunidade de contato que se tem com o cliente.  

Cada consumidor possui expectativas diferentes para o relacionamento com a empresa e, para melhor atendê-los, é necessário corresponder a essas necessidades. Então, preste atenção em seu cliente e acompanhe toda a trajetória percorrida por ele, pois construir uma atmosfera harmoniosa requer personalização. 

Além disso, é muito importante entender as necessidades e limites com os quais você deve lidar em cada situação. Hoje, existem softwares capazes de construir e automatizar a relação entre marca e consumidor, do primeiro contato até o pós-venda.  

Com o auxílio de ferramentas, você consegue entregar a cada cliente o sucesso que ele espera alcançar.  

Outra dica valiosa é conhecer o público ideal da marca, ou seja, aquele que se identifica com os seus valores e está mais propenso a realizar negócio. Assim, a sua imobiliária pode investir os recursos com mais assertividade.  

Sobre o Grupo RV 

Presente em mais de 600 cidades brasileiras, o Grupo RV é um verdadeiro hub de tecnologia para o mercado imobiliário.  

A empresa tem como proposta possibilitar que imobiliárias, construtoras e administradoras de condomínios de todo o Brasil tenham acesso à gama de soluções do grupo e possam oferecer uma experiência positiva e marcante aos seus clientes. 

Hoje, o Grupo RV oferece soluções completas de vistorias imobiliárias, contratação de seguros em segundos, além de uma esteira digital com integração para todas as solicitações e demandas do processo de venda e locação de imóvel.  

Fale com nossos consultores e veja como podemos ajudar a sua imobiliária a alcançar o sucesso! 

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