5 passos para reduzir custos na imobiliária e otimizar processos internos 

Imagem para ilustrar o texto sobre como reduzir custos na imobiliária

Reduzir custos na imobiliária é um desafio que muitos gestores enfrentam atualmente. Independente do tamanho do negócio, aliar eficiência com alta performance é um caminho bastante rentável para quem deseja produzir mais e focar na experiência do cliente.  

Mas chegar nisso não é uma tarefa fácil. É preciso otimizar as equipes, traçar estratégias assertivas, mensurar os resultados de perto e corrigir a rota rapidamente quando as metas não são atingidas. E tudo sem aumentar os gastos da imobiliária.  

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo prático para você.  Ao final deste artigo você conseguirá fazer um diagnóstico de toda a sua operação e reduzir custos na imobiliária.

Vamos lá?  

Passo 01: para reduzir custos na imobiliária você precisa de processos definidos e estruturados 

Não tem como otimizar a operação e os seus recursos sem processo. Essa é a primeira lição para atingir a alta performance.  

E o que são esses processos? São documentações com todas as etapas que a operação completa da sua imobiliária exige. Desde o contato inicial com o cliente até o acompanhamento pós-contrato assinado.  

Cada atividade que acontece na imobiliária precisa estar documentada, com processos descritos e estruturados. Assim, você garante excelência e agilidade durante todo o ciclo de negociação e venda.  

Processos estruturados também são fundamentais para identificar os gargalos da operação. Quando você sabe onde está vazando o dinheiro, fica mais fácil traçar estratégias para ajustar o que precisa e, assim, reduzir custos na imobiliária.  

Lembre-se: reduzir custos não significa, necessariamente, cortar gastos. Quando você fecha a torneira que está fazendo seu dinheiro ir embora, isso já é uma ação positiva.  

Imagem para ilustrar o texto sobre como reduzir custos da imobiliaría

Passo 02: sua imobiliária só será de alta performance se todos os colaboradores também forem 

Mais do que ter um negócio consolidado, hoje você precisa investir em pessoas. Não adianta a sua imobiliária ser conhecida no mercado, se parte do seu time não rende como deveria. Isso significa que você precisa olhar para seus colaboradores como ativos valiosos do negócio.  

Muitas vezes, o colaborador passa parte do seu dia executando tarefas que não estão alinhadas com os objetivos da empresa. Quando isso acontece, há perda de produtividade e, consequentemente, aumento nos custos.  

Se você já identificou que esse é um desafio enfrentado pela sua imobiliária, é um ótimo começo! Agora, se você sabe que os resultados do seu time estão baixos, mas não consegue determinar onde está o problema, provavelmente você está perdendo dinheiro.  

Para ter um negócio de alta performance, todos precisam estar alinhados com o mesmo propósito e objetivo. Desse modo, otimizar e aprimorar seus processos é fundamental para aumentar a assertividade na realização das tarefas e economizar recursos.  

Quando se tem um processo bem consolidado e otimizado, é possível diminuir ou até eliminar erros. Além disso, ele contribui para a redução do índice de retrabalho e, consequentemente, garante melhores resultados.  

Passo 03: Faça o mapeamento de todos os processos internos 

O terceiro passo para reduzir custos na imobiliária é fazer um mapeamento de todas as atividades que fazem parte do seu core business. E o que isso significa?  

Bom, primeiro você precisa saber qual é o foco principal do seu negócio. No caso da imobiliária, decida se você vai se dedicar a locação, venda ou as duas modalidades. Uma vez determinado o seu foco, mapeie de maneira bem detalhada todas as etapas da operação.  

Importante ressaltar que cada etapa possui ações específicas que não podem ser deixadas de lados. Por exemplo, na locação de um imóvel a vistoria de entrada é fundamental.  

Além disso, quando você faz o mapeamento de todos os processos envolvidos na operação da imobiliária,  consegue ter uma visão mais estratégica do negócio. Assim, você pode agir pontualmente para acelerar alguma etapa, aprimorar outras e, também, terceirizar serviços quando necessário.  

A partir desse mapeamento é possível identificar os gargalos e reduzir os cursos na imobiliária.  

Passo 04: Tenha um alinhamento periódico com a equipe 

Quando você propõe mudanças internas, e até mesmo implementa novos processos, o alinhamento com os colaboradores é fundamental. Principalmente por ser uma mudança de cultura que afeta todo o ecossistema da empresa.  

Por isso, tenha alinhamentos periódicos com sua equipe, principalmente para validar o que foi inserido na rotina das operações e as mudanças realizadas. Escute o que seu time tem a dizer, e aprimore as etapas conforme os resultados obtidos. 

Imagem para ilustrar o texto sobre como reduzir custos na imobiliária

Nada adianta melhorar todos os processos internos se não tiver um acompanhamento para saber se eles estão mesmo funcionando.  

Nessa etapa, você pode adotar ferramentas para a integração dos processos, facilitando a comunicação e a gestão. Dedique tempo e atenção também para o treinamento dos colaboradores.  

Assim, você garante que diferentes profissionais consigam realizar todos os processos com eficiência.  

Passo 05: invista na terceirização para reduzir custos na imobiliária 

A terceirização de serviços pode ser uma excelente alternativa para reduzir custos operacionais. Principalmente se considerarmos que existem alguns processos na imobiliária que não fazem parte da sua atividade principal, porém são extremamente necessários.  

Serviços gerais ou de manutenção, geralmente são os mais terceirizados. Isso acontece muito pela relação custo-benefício, pois evita que a imobiliária gaste dinheiro com contratações fixas que não vão impactar diretamente na rentabilidade da empresa.  

Outros serviços que estão próximos ao core business da empresa, porém não geram receita, também podem ser revistos e terceirizados. É o caso das vistorias de imóveis. Ainda que elas façam parte do processo de locação e venda, montar uma equipe interna só para isso pode onerar o caixa e aumentar os custos na imobiliária.  

Isso acontece porque você precisa investir não só em mão-de-obra qualificada, mas também em treinamentos periódicos, auditorias nos processos de vistorias, equipamentos e toda uma estrutura de backoffice.  

Além disso, existem outros fatores secundários, mas que impactam diretamente no caixa da empresa. Por exemplo, a falta de vistorias padronizadas podem trazer prejuízos jurídicos para a imobiliária. Com certeza, esse é um gasto que pode ser evitado com a terceirização.  

Bônus: tenha uma visão geral da sua operação em um só lugar 

Agora que você já sabe o passo a passo para otimizar seus processos internos e reduzir os custos na imobiliária, chegou a hora de focar no que traz dinheiro.  

Independente do porte da imobiliária, a organização e a gestão dos processos de locação e venda é essencial para traçar estratégias que aumentem a sua rentabilidade.  

Sendo assim, é preciso que você tenha um controle eficiente da sua carteira de imóveis e, também, dos inadimplentes. Ao fazer esse levantamento, você conseguirá identificar oportunidades para aumentar sua receita.  

Pensando nisso, desenvolvemos uma planilha que vai te ajudar a ter essa visão geral de uma maneira prática e efetiva. Esperamos que essa ferramenta seja útil no seu dia a dia.  

Esse guia foi criado para que você economize tempo e parta direto para a ação. Sabemos o quão desafiador é crescer e expandir seu negócio, por isso, estamos aqui para te ajudar nessa missão.  

No GrupoRV temos soluções práticas e inovadoras para atender todo o seu processo de locação e venda. Entre em contato com nossos especialistas e solicite um orçamento de vistorias imobiliárias.  

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Twitter
Facebook
LinkedIn

Posts relacionados

Imobiliárias

Como reduzir disputas de locação?

A redução das contestações nas vistorias de imóveis é crucial para garantir transações imobiliárias satisfatórias.  Os problemas surgem quando imóveis são mal vistoriados antes de

LEIA MAIS