O corretor de imóveis é um profissional muito valorizado que ocupa um lugar de destaque no mercado imobiliário. Responsável por intermediar grande parte das transações de locação, compra e venda, ele é peça importante na engrenagem que movimenta o setor.
A carreira de corretor, apesar de ser apontada como uma oportunidade promissora e com grande número de profissionais bem sucedidos, é também muito competitiva. Para alcançar o tão almejado sucesso profissional é necessário empenho e dedicação por parte dos corretores.
Entre os principais atrativos da carreira, está o ótimo retorno financeiro e a oportunidade de flexibilização de horários, conforme o modelo de trabalho você mais se encaixa. Hoje, existem tanto corretores autônomos quanto colaboradores fixos em uma imobiliária.
Para conhecer as principais características que os corretores de imóveis de sucesso têm em comum, e começar sua busca por um lugar de destaque, leia esse conteúdo até o final.
1- Foque na sua carreira
O primeiro passo para quem busca sucesso profissional é o conhecimento. Em um mercado tão competitivo, você precisa ter autoridade sobre o que está fazendo. Apenas assim, conseguirá transmitir segurança na hora de uma transação imobiliária.
Você pode começar gradualmente, fazendo uma pesquisa dos principais cursos profissionalizantes na área.
Importante ressaltar que para exercer a carreira de corretor de imóveis, você precisa conquistar seu registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis, o Creci. Esse é o órgão que regulamenta a profissão e só assim você estará apto a ingressar nesse mercado de trabalho.
Além disso, é muito importante desenvolver soft skills. Essas são habilidades que, não necessariamente, têm a ver com a carreira de corretor, mas te ajudam, e muito, a lidar com eventuais problemas e obstáculos que possam surgir no meio do caminho.
Algumas dessas habilidades podem ser voltadas para seu desenvolvimento pessoal, de liderança ou até mesmo gestão financeira. Busque compreender qual soft skill faz mais sentido para a carreira que você deseja construir, e invista nela.
Lembre-se: a busca por novos conhecimentos deve ser contínua. Então, mantenha uma rotina constante de estudos e aperfeiçoamento. Com certeza isso lhe trará excelentes resultados.
2- Fique atento às mudanças do mercado imobiliário
O corretor de imóveis deve estar sempre atualizado sobre as mudanças do mercado. Por isso, fique atento aos conteúdos e notícias que são disponibilizados diariamente sobre o setor em sites, blogs e canais confiáveis.
É importante que você esteja por dentro dos principais valores do mercado, as leis que regem a locação e venda de imóveis, pesquisas recentes, projeções e perspectivas apresentadas por especialistas na área.
Assuntos sobre economia, mercado financeiro e novas tecnologias também são extremamente relevantes, e podem te ajudar a traçar estratégias escaláveis para a sua profissão.
Investimentos realizados em palestras, feiras e treinamentos também são uma ótima maneira de estar sempre informado sobre as principais tendências dentro do segmento.
Sem contar que é uma excelente oportunidade para ganhar mais experiência, simular situações que você enfrentará no dia a dia, fazer networking, além de desenvolver estratégias de vendas focadas para atingir seu objetivo.
3- Seja um corretor de imóveis organizado
Um bom corretor de imóveis deve ser extremamente organizado e metódico, principalmente se a forma de atuação for autônoma. Lembre-se: a primeira impressão é a que fica e com certeza você não quer ser lembrado pela sua falta de organização.
Por isso, tenha tudo sempre documentado e registrado. Desde a especificação dos imóveis, preços e endereços, até detalhes como um descritivo da região em que o imóvel está localizado.
Muitas vezes, o sucesso da transação imobiliária está nos detalhes que você oferece ao seu cliente, sem que ele tenha solicitado. Isso transmite não só confiança, como também mostra que você tem um profundo conhecimento sobre aquilo que está vendendo ou locando.
Outro ponto que você deve estar atento são os agendamentos de visitas, atendimentos e reuniões. Monte um cronograma diário com todos os seus compromissos e faça atualizações constantes.
Quanto mais metódico você for nesse quesito, melhor vai conseguir gerir seu tempo e focar na excelência do atendimento e experiência dos seus clientes.
Faça seu planejamento, tenha objetivos e metas profissionais traçados a curto e longo prazo, isso ajuda a evitar possíveis frustrações ao longo do caminho. A sua carreira profissional depende de ações bem pensadas e planejadas, ou seja, depende de você.
Para te ajudar nesse quesito, preparamos um kit com planners anual, semanal e diário e duas planilhas de gestão de visitas e clientes.
Faça o download gratuito e decole sua carreira de corretor de imóveis:
4- Crie sua própria rede de relacionamentos
A rede de relacionamentos para o corretor de imóveis é parte fundamental na busca pelo sucesso. Se você não tiver bons parceiros e uma rede engajada, terá muita dificuldade em executar seu trabalho.
Mesmo que você seja autônomo, lembre-se que ninguém faz nada sozinho. Você precisa de uma carteira de clientes, que construirá com tempo e experiência de mercado. Além disso, é fundamental também manter uma rede de relacionamento com colegas de profissão. Eles poderão te ajudar e te apoiar em diversas situações.
Outra dica valiosa é construir uma rede de players estratégicos do mercado imobiliário. Eles serão um importante ponto de referência para gerar novas oportunidades que ajudarão no seu processo de crescimento profissional.
No GrupoRV, por exemplo, temos diversas soluções que podem ajudar e facilitar o seu trabalho como corretor de imóveis.
5- Seja um corretor de imóveis diferenciado
Por fim, para ser um corretor diferenciado você precisa estar sempre um passo à frente da concorrência. Utilize todo seu conhecimento e experiência de mercado para criar estratégias que tornem você um profissional “fora da caixa”.
Além de um atendimento qualificado e pró-ativo, tenha dados para impressionar seus clientes e também para embasar as respostas de questionamentos que, provavelmente, serão feitos.
Sabe aquele cliente indeciso, que muitas vezes é esquecido por outros corretores e imobiliárias? Foque nele!
Dedique parte do seu tempo para atender essas demandas e tente encontrar soluções para resolvê-las. Sejam elas a compra, venda ou locação de imóveis. Esses atendimentos geram valor ao profissional e fazem ele ser lembrado tanto para recomendações a outras pessoas quanto para futuros negócios.
Esperamos que essas dicas ajudem você a encontrar o sucesso profissional e se tornar um corretor de imóveis de alta performance!
Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades e tendências do mercado imobiliário.