A vistoria imobiliária como diferencial na experiência do cliente

A vistoria imobiliária como diferencial na experiência do cliente

Cada vez mais, a experiência do cliente é um ponto fundamental em negócios de qualquer segmento. As transformações que o mundo passou nos últimos anos possibilitou com que as pessoas mudassem seus hábitos de consumo.   

Hoje a qualidade e a experiência de compra se tornaram decisivos para consumidores mais exigentes e antenados nos seus segmentos de interesse.  

E no mercado imobiliário não é diferente. Seja para alugar, comprar ou vender um imóvel. Hoje, as pessoas estão muito mais criteriosas em relação aos serviços prestados pelas imobiliárias e corretores de imóveis.   

Segundo uma pesquisa global feita pela PWC, 89% dos brasileiros entendem que a experiência do cliente é essencial para a decisão de compra.   

Esse cenário se confirma quando olhamos para a pesquisa CX Trends 2022. Nela, 62% dos consumidores entrevistados já desistiram de uma compra devido a uma experiência negativa durante a jornada.   

Além disso, 74% dos entrevistados disseram que preferem consumir de quem oferece uma boa experiência, mesmo que gaste mais.   

Diante desse contexto, as vistorias despontam como um forte diferencial competitivo. Hoje, quem faz uma vistoria de qualidade, imparcial e detalhada não só proporciona uma imagem positiva ao cliente, como também passa a se destacar no mercado.   

Ao longo deste artigo vamos explicar como as vistorias imobiliárias podem ser um diferencial para a experiência do cliente. Vamos lá?    

O consumidor do século XXI: o que muda nas relações com as imobiliárias  

Os últimos anos trouxeram uma aceleração na digitalização de processos. Cada vez mais as pessoas se habituaram a resolver tudo o que precisam de maneira online e, principalmente, sem burocracia.   

Desse modo, é possível perceber como a mudança de comportamento do consumidor também afetou o mercado imobiliário. Se antes alugar um imóvel demorava semanas, e até mesmo meses, agora esse processo pode ser reduzido a poucos dias.   

Com alguns cliques é possível escolher onde você deseja morar, fazer um tour virtual, enviar e receber propostas de locação e, por fim, fazer a assinatura do contrato. Tudo de maneira digital, sem que a pessoa precise se deslocar. Isso mostra como a agilidade e a praticidade estão no DNA do novo consumidor.   

Mas, como esse comportamento afeta as imobiliárias e corretores de imóveis? Bom, a resposta está justamente na experiência do cliente. É preciso se reinventar e buscar maneiras de atender as demandas desse público, proporcionando soluções que vão além do básico.   

E é justamente nesse ponto que as vistorias imobiliárias se tornam um grande diferencial para o negócio.   

Qual a importância da vistoria imobiliária?  

A vistoria imobiliária é um serviço fundamental para garantir um negócio transparente e sem dor de cabeça. Além disso, ela traz inúmeros benefícios para todos os envolvidos: locador, locatário, imobiliárias, corretores e donos dos imóveis.   

A vistoria não é obrigatória por lei. Mas, é ela quem vai respaldar juridicamente todas as partes caso haja danos ao imóvel. De acordo com a lei do inquilinato, o locatário precisa devolver o imóvel no mesmo estado em que foi recebido, exceto em casos de deterioração devido ao seu uso normal.   

A vistoria é o serviço que vai garantir com que esse processo aconteça de maneira transparente e efetiva.  

A mesma premissa também vale para aqueles que alugam ou adquirem um novo imóvel. Nestes casos, a vistoria de entrada é importante para que esse processo de posse aconteça de maneira tranquila, sem prejuízos para nenhum dos lados.   

Entender a vistoria imobiliária como um serviço necessário é fundamental para quem se preocupa com a experiência do cliente. Além disso, ela também se torna um dos indicadores de qualidade e eficiência do seu negócio.   

Como as vistorias podem agregar valor às imobiliárias?  

Para além da segurança proporcionada pela vistoria, este serviço é uma maneira de demonstrar a sua preocupação e cuidado do início até o fim do processo de compra ou locação de imóvel. Isso é focar na experiência do cliente.   

A seguir, separamos 4 indicadores que mostram a importância de se investir em uma excelente vistoria imobiliária. Confira:   

1. Mais transparência e segurança 

Sem dúvidas, esse é um dos principais fatores a ser considerado. Um laudo de vistoria imparcial, completo e bem executado vai garantir mais transparência nas suas transações imobiliárias.   

Além disso, o seu cliente se sentirá mais seguro e confortável para seguir com a negociação. Afinal, ninguém quer ter dor de cabeça quando o assunto é um lugar para morar.  

2. Proporciona tranquilidade para fechar negócio 

Quando o seu cliente sabe que você oferece os serviços de vistoria, isso os deixa mais tranquilos na hora de alugar. Assim, ele passa a ter a certeza de que não terá surpresas desagradáveis quando tomar posse do imóvel.   

O mesmo acontece com a imobiliária. Ela acaba evitando problemas no momento da desocupação de um imóvel ou na entrega das chaves para um novo morador.   

3. Evita prejuízos financeiros 

Um laudo de vistoria bem feito, imparcial e detalhado é essencial para que as imobiliárias não tenham prejuízos financeiros no futuro.   

Como mencionado antes, a vistoria garante a lisura nos processos de ocupação e desocupação de um imóvel, evitando com que a imobiliária arque com eventuais danos causados ao imóvel.   

4. Evita o desgaste no relacionamento com o cliente 

Uma transação imobiliária bem sucedida é aquela em que todos os lados saem ganhando. Por isso, manter um bom relacionamento com o cliente é fundamental para garantir que o negócio não se desgaste e nem vire um problema no futuro.   

As vistorias imobiliárias são uma maneira de garantir isso. Além de mostrar para o seu cliente que você se preocupa com o bem-estar dele, também é uma oportunidade para construir e nutrir uma relação de confiança.   

Agora que você já sabe qual impacto a vistoria imobiliária tem na experiência do cliente, que tal começar a rever seus processos de atendimento? Cuidar do seu cliente é o primeiro passo para crescer e garantir uma reputação positiva da sua imobiliária!  

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